Rufos 2019-08-27T14:49:00+00:00

O QUE SÃO RUFOS?

Definição de Rufos

Já os rufos são peças moldadas e fixadas em locais específicos para evitar que a água infiltre na alvenaria, causando problemas futuros. Há rufos de encosto e rufos de capa. O rufo de encosto é aplicado no encontro entre a alvenaria e o telhado. Já o de capa é utilizado na junção entre as duas águas do telhado. O topo do muro é outro local onde é importante colocar o rufo de capa. A falta do deste produto, além de infiltração, implica naquela sujeira preta que escorre da alvenaria e que não limpa por nada. Nos dois casos, a fixação é feita com bucha e a vedação é feita com silicone. Os materiais utilizados para fazer o rufos e calhas é o alumínio, que é flexível, resistente e duradouro.

Dicas importantes: O melhor momento para inspecionar sua calha é durante uma chuva forte. Verifique como está o fluxo de água nos dutos: se ela não estiver sendo corretamente drenada, a calha pode estar parcialmente obstruída por detritos como folhas de árvores, por exemplo, ou tem problemas estruturais. Verifique também a existência de goteiras na casa ou forro. Manter as calhas desobstruídas é muito importante. A operação deve ser feita a cada estação do ano e mais freqüentemente, se a casa estiver muito próxima a árvores que costumam perder suas folhas no outono ou durante ventanias.

Atenção: Lembre-se que se sua calha entupir, pode esconder poças de água que facilitam a proliferação do mosquito da Dengue.

RUFOS EXTERNO

Utilizado no encontro de uma parede com o telhado, eliminando possíveis infiltrações.
rufo externo é aplicado sobre as telhas, para dar o acabamento entre a parede e o telhado, ou para fechar fendas entre paredes e muros, muito usado em divisas para evitar infiltrações e escoamentos no muro.

RUFOS PINGADEIRA

sistema de Rufo pingadeira possui este nome devido ao efeito de pingadeira que ele cria quando instalado sobre as platibandas do prédio, não permitindo que a água da chuva que cai sobre a mesma escorra pela fachada, manchando e descascando a pintura. A ausência deste tipo de rufo causa a deterioração das platibandas, propiciando o surgimento de trincas, rachaduras e até mesmo o deslocamento do reboco, textura, pastilhas e a exposição da ferragem da estrutura.

RUFOS INTERNO

Rufo Interno é utilizado para captar água que acabam por desaguar contra paredes ou platibandas devido a cortes diagonais nos caimentos de alguns modelos de telhados.
Salientando um pouco mais sobre o uso de rufos internos, notadamente alguns projetos de telhados, principalmente os coloniais o quais possuem muitos caimentos e/ou que possuem área de construção em ângulos fechados (sem esquadro), estes acabam por propiciar telhados com águas (panos ou seções) que necessitam de captação junto às paredes.

ÁGUA FURTADA

água furtada é uma parte do telhado, constituída por uma aresta inclinada. É por ela que convergem as águas que caem sobre o telhado das casas.
Como São Paulo é uma cidade onde a chuva normalmente castiga as casas e ruas. Os prejuízos podem ser altos. Portanto, não deixe de lado a segurança de seu lar ou estabelecimento comercial.
água furtada forma uma espécie de sótão em seu telhado, onde as águas pluviais se encontram e escorrem para o chão.