O que são Rufos

O que são Rufos

Definição de Rufos

Já os rufos são peças moldadas e fixadas em locais específicos para evitar que a água infiltre na alvenaria, causando problemas futuros. Há rufos de encosto e rufos de capa. O rufo de encosto é aplicado no encontro entre a alvenaria e o telhado. Já o de capa é utilizado na junção entre as duas águas do telhado. O topo do muro é outro local onde é importante colocar o rufo de capa. A falta do deste produto, além de infiltração, implica naquela sujeira preta que escorre da alvenaria e que não limpa por nada. Nos dois casos, a fixação é feita com bucha e a vedação é feita com silicone. Os materiais utilizados para fazer o rufos e calhas é o alumínio, que é flexível, resistente e duradouro.


Dicas importantes:


O melhor momento para inspecionar sua calha é durante uma chuva forte. Verifique como está o fluxo de água nos dutos: se ela não estiver sendo corretamente drenada, a calha pode estar parcialmente obstruída por detritos como folhas de árvores, por exemplo, ou tem problemas estruturais. Verifique também a existência de goteiras na casa ou forro. Manter as calhas desobstruídas é muito importante. A operação deve ser feita a cada estação do ano e mais freqüentemente, se a casa estiver muito próxima a árvores que costumam perder suas folhas no outono ou durante ventanias.


Atenção: Lembre-se que se sua calha entupir, pode esconder poças de água que facilitam a proliferação do mosquito da Dengue.